09 set, 2024 - 17:32 • Ricardo Vieira
A princesa Kate Middleton, que luta contra um cancro, anunciou esta segunda-feira que terminou o tratamento de quimioterapia. A monarca fala num caminho muito difícil, mas deixa uma mensagem de esperança a quem está doente: "Da escuridão, pode surgir a luz".
O tratamento deu-lhe uma nova perspetiva sobre a vida e tornou-a grata por “simplesmente amar e ser amada”, afirmou a princesa de Gales, de 42 anos, num vídeo divulgado pelo Palácio de Kensington.
Numa mensagem que acompanha por um vídeo exclusivo, acompanhada pelo marido e pelos três filhos, Kate disse que realizará vários compromissos públicos ainda este ano, mas sublinhou que o caminho para a recuperação total será longo.
“À medida que o verão chega ao fim, não consigo expressar o alívio que é ter finalmente concluído o meu tratamento de quimioterapia”, declarou a monarca britânica.
“Os últimos nove meses foram incrivelmente difíceis para nós como família. A vida como a conhecemos pode mudar num instante e tivemos que encontrar uma maneira de navegar em águas tempestuosas e em caminhos desconhecidos”, sublinhou.
A princesa de Gales anunciou em março deste ano que lhe tinha sido diagnosticado um cancro. A doença foi descoberta durante uma cirurgia abdominal a que tinha sido submetida em janeiro.
À medida que o verão chega ao fim, não consigo expressar o alívio que é ter finalmente concluído o meu tratamento de quimioterapia.
Os últimos nove meses foram incrivelmente difíceis para nós como família. A vida como a conhecemos pode mudar num instante e tivemos que encontrar uma maneira de navegar nas águas tempestuosas e na estrada desconhecida.
A jornada do cancro é complexa, assustadora e imprevisível para todos, especialmente para aqueles mais próximos de nós.
Com humildade, também te coloca frente a frente com as nossas próprias vulnerabilidades de uma forma que você nunca havia considerado antes e, com isso, uma nova perspetiva sobre tudo.
Este tempo, acima de tudo, lembrou a William e a mim de refletirmos e sermos gratos pelas coisas simples, mas importantes da vida, que muitos de nós muitas vezes consideramos certas. De simplesmente amar e ser amado.
Fazer o que posso para me manter livre do cancro é agora o meu foco. Embora eu tenha terminado a quimioterapia, meu caminho para a cura e a recuperação total é longo e devo continuar a aproveitar cada dia que chega.
No entanto, estou ansiosa para voltar ao trabalho e realizar mais alguns compromissos públicos nos próximos meses, quando puder.
Apesar de tudo o que aconteceu antes, entro nesta nova fase de recuperação com um renovado sentimento de esperança e apreço pela vida.
William e eu estamos muito gratos pelo apoio que recebemos e recebemos muita força de todos aqueles que nos estão a ajudar neste momento. A bondade, empatia e compaixão de todos têm sido verdadeiramente humildes.
A todos aqueles que continuam a sua jornada contra o cancro – continuo convosco, lado a lado, de mãos dadas. Da escuridão, pode surgir a luz, então deixe essa luz brilhar.