Ouvir
  • Noticiário das 16h
  • 09 nov, 2025
A+ / A-

Ex-ministro moçambicano condenado a 8 anos e meio de prisão nos EUA

17 jan, 2025 - 21:32 • Lusa

Manuel Chang era acusado de aceitar subornos e de conspiração para desviar fundos dos esforços de Moçambique para proteger e expandir as suas indústrias de gás natural e pesca, num plano para enriquecer e enganar investidores.

A+ / A-

O ex-ministro das Finanças de Moçambique Manuel Chang foi esta sexta-feira condenado, nos Estados Unidos, a oito anos e meio de prisão, incluindo os cerca de seis anos que já cumpriu, no âmbito do caso das dívidas ocultas.

Chang já passou cerca de seis anos sob custódia enquanto aguardava julgamento, tendo o juiz recomendado que o antigo ministro passe mais dois anos e meio atrás das grades antes de ficar elegível para ser libertado e deportado para Moçambique.

A sentença foi proferida em Brooklyn, no estado de Nova Iorque.

Chang foi acusado de aceitar subornos e de conspiração para desviar fundos dos esforços de Moçambique para proteger e expandir as suas indústrias de gás natural e pesca, num plano para enriquecer e enganar investidores.

O ex-ministro já havia sido condenado em agosto passado por um júri de Brooklyn, em Nova Iorque.

Ouvir
  • Noticiário das 16h
  • 09 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+