Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Médicos de Saúde Pública

​Médico Bernardo Gomes diz que saída dos EUA da OMS “não é boa notícia"

21 jan, 2025 - 10:32 • Hugo Monteiro com Redação

Para o especialista, a decisão de Trump sinaliza "uma espécie de desvinculação de um esforço coletivo da saúde internacional”.

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Bernardo Gomes, considera que a decisão de Trump de abandonar a OMS “não é boa notícia para ninguém”.

“Os Estados Unidos contribuem com cerca de 20% do orçamento da OMS”, argumenta Bernardo Gomes em declarações à Renascença.

Para o especialista, a decisão “preocupa” e “é um fator de pressão sobre a OMS”, uma vez que "acaba por sinalizar uma espécie de desvinculação, também, de um esforço coletivo da saúde internacional”.

O médico de saúde pública lembra que esta decisão de Trump “é tomada a quente”, pelo que é preciso “ter a devida prudência e calma” nesta altura, para seja possível “manter um esforço internacional coordenado” na saúde e noutras áreas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+