18 fev, 2025 - 18:25 • Redação
A probabilidade do asteroide 2024 YR4 colidir com o planeta Terra aumentou para 2,6%, de acordo com a última atualização da lista de risco da NASA.
A comunicação oficial da agência espacial estadunidense é de 7 de fevereiro e informa que a probabilidade de impacto tinha subido para 2,3%. Porém, a lista de risco, atualizada esta terça-feira, já apresenta o valor 2,6% de probabilidade de embate.
Segundo a informação partilhada pela ESA (European Space Agency), o asteroide 2024 YR4 segue com uma órbita à velocidade de 17.34 km/s. Com o diâmetro entre 40 e 90 metros, é estimado que o embate com a terra possa causar a destruição total de um raio equivalente a uma cidade.
Apesar da probabilidade de impacto estar a aumentar, a ESA explica que não há razões para alarme.
O asteroide está a ser seguido até deixar de ser visível pelos telescópios terrestres. A órbita vai ser seguida pelo telescópio James Webb Space, um telescópio partilhado pelas agências NASA, ESA e CSA, que se encontra em órbita.
A primeira ronda de observações pelo James Webb Space são em março deste ano, momento em que já é visível pelo telescópio e está no seu ponto mais brilhante. A segunda ronda de observações é de em maio de 2025. O astrónomos esperam conseguir, nessa altura, estudar variações de temperatura e definir as medidas do asteroide até voltar a ser visível em 2028.
Pode ver a simulação da órbita do asteroide 2024YR4 aqui.