27 fev, 2025 - 09:54 • Olímpia Mairos , com agências
A greve de dois dias dos trabalhadores do aeroporto de Munique, o segundo maior da Alemanha, que começou esta quinta-feira já levou levou ao cancelamento da maioria dos voos.
Segundo a Reuters, que cita a operadora aeroportuária, as companhias aéreas cancelaram cerca de 80% dos seus voos de e para Munique e novos cancelamentos não foram descartados.
A greve foi convocada pelo sindicato Verdi, que está em negociações anuais sobre salários e condições de trabalho, e abrange sobretudo o pessoal de segurança.
A plataforma sindical exige um aumento salarial de 8%, ou seja, pelo menos mais 350 euros por mês, mais três dias de férias para todos os trabalhadores e prémios mais elevados para as atividades mais pesadas.
Na segunda-feira, uma greve de um dia causou grandes perturbações nos aeroportos de Düsseldorf e Colónia/Bona.
A TAP alertou os seus clientes para eventuais perturbações nos voos de e para Munique nos dias 27 e 28 de fevereiro, devido a greve do pessoal de segurança no aeroporto alemão.
“Devido a greve do pessoal de segurança no aeroporto de Munique nos dias 27 e 28 de fevereiro poderá haver perturbação nalguns voos de e para Munique”, sublinha uma informação da TAP.
A companhia aérea portuguesa garante que “está a trabalhar ativamente para minimizar os transtornos causados”.
A TAP recomenda aos seus clientes verificarem o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto.