Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Visita de Estado

Marcelo condecora Macron com Ordem da Liberdade e saem de Belém de mãos dadas

27 fev, 2025 - 11:45 • Susana Madureira Martins

Primeiras horas da visita de Estado do Presidente de França passadas ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa com forte dispositivo de segurança.O Presidente da República condecorou Emmanuel Macron com o Grande Colar da Ordem da Liberdade e Brigitte Macron com a Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A+ / A-
Marcelo condecorou Macron e a esposa no Palácio de Belém. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Marcelo condecorou Macron e a esposa no Palácio de Belém. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
É a primeira visita de estado de Emmanuel Macron a Portugal, vai estar em território nacional duranta dois dias. Foto: Miguel A. Lopes/EPA
É a primeira visita de estado de Emmanuel Macron a Portugal, vai estar em território nacional duranta dois dias. Foto: Miguel A. Lopes/EPA
Nos primeiros momentos do encontro com o Presidente da República, no Palácio de Belém, o Presidente de França, Emmanuel Macron foi condecorado com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade. Marcelo Rebelo de Sousa condecorou também a mulher do chefe de Estado francês, Brigitte Macron, com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, num ato captado pelos repórteres de imagem e pelos fotojornalistas que acompanham a visita.

Segundo as ordens honoríficas, a Ordem da Liberdade, concedida a Macron, destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade.

Já a Ordem do Infante D. Henrique, condecoração recebida por Brigitte Macron, destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro ou ainda serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.

No final do encontro, que durou cerca de 40 minutos,Marcelo Rebelo de Sousa e Emmanuel Macron saíram do Palácio de Belém de mão dada, sem a presença visível de Brigitte Macron.


Visita arranca com mais de meia hora de atraso e debaixo de chuva

Sob uma forte chuvada em Lisboa, já arrancou a visita de Estado a Portugal do Presidente da República de França, Emmanuel Macron, com a cerimónia de receção a decorrer na Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. O Presidente francês chegou com um atraso de mais de meia hora face à hora prevista para o início da cerimónia protocolar.

Em Belém, foi visível um forte dispositivo de segurança e o mesmo irá acontecer em todos os pontos por onde Macron vai passar, com zonas vedadas ao longo da Praça do Império, palco das honras militares. Aí foi tirada a fotografia oficial e cumpriu-se a visita ao túmulo do poeta Luís Vaz de Camões, onde colocaram uma coroa de flores.

O chefe de Estado francês estará sempre acompanhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, antes do encontro com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e da visita ao Parlamento, prevista para depois das 15h00.

Antes das 13h00, Macron, acompanhado da mulher Brigitte Macron, já estava no Palácio de Belém, onde vai manter um encontro com o Presidente da República, antes de seguir para São Bento, para o encontro com Montenegro.

Na zona dos Jerónimos e junto ao Palácio de Belém o trânsito está condicionado.


[notícia atualizada às 13h50 com as condecorações ao chefe de Estado francês e primeira-dama]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+