26 fev, 2025 - 23:49 • Vasco Bertrand Franco
Volodymyr Zelensky e Donald Trump vão assinar na sexta-feira um acordo sobre a exploração das chamas "Terras Raras", que pode ajudar a colocar um ponto final na guerra de três anos com a Rússia.
Segundo o Presidente ucraniano, o acordo não inclui garantias concretas de segurança para a Ucrânia, mas Zelensky afirma que conseguiu retirar a referência aos 500 mil milhões de dólares que chefe de estado norte-americano pretendia como compensação pelo apoio prestado por Washington.
Mas, afinal, que minerais são estes que estão nas “Terras Raras”?
A Renascença falou com a especialista em Engenharia Geológica, Sofia Barbosa, sobre a importância destes minérios.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
A professora da Nova FCT explica que estes minerais “são muito necessários para tudo o que são tecnologias de ponta. Ou seja, tudo o que são equipamentos relacionados com a transição energética, a parte relacionada com veículos elétricos, as chamadas Green Technologies”.
Explicador Renascença
O interesse económico dos Estados Unidos poderá se(...)
Na Ucrânia, existem muitos minerais valiosos, como ferro, titânio e cobre, que são matérias-primas essenciais para setores económicos estratégicos como “telecomunicações, energia, defesa e indústria automóvel”.
Sofia Barbosa referiu ainda que, para os Estados Unidos, este acordo é muito importante, uma vez que o país tem reservas minerais naturais significativas. Este cenário torna-se ainda mais relevante tendo em conta que todas as grandes potências, como a Rússia, a China e o Brasil, possuem vastas reservas destes minérios.
A especialista acrescenta que a Europa precisa de garantir o acesso a terras com minerais raros devido à sua importância económica.
Sim, Portugal tem no seu território "Terras Raras" com valor comercial - embora diferentes das da Ucrânia.
Sofia Barbosa recorda “estudos que existiram de alguns especialistas na área, como por exemplo, Vale Cavalos, onde existem anomalias".
"Também no sul do país existe uma área muito apetecível, que é o lantânio no maciço da Serra de Monchique, e também algumas situações no Norte, em Trás-os-Montes. Inclusivamente, existem granitos específicos responsáveis pelo lítio também”, sublinha a especialista em Engenharia Geológica.