Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 14 jun, 2025
A+ / A-

Zelensky promete trabalhar com parceiros europeus para alcançar "paz justa e segura"

02 mar, 2025 - 21:42 • Lusa

No final da cimeira, Zelensky foi recebido pelo rei Carlos III de Inglaterra na residência privada real de Sandringham.

A+ / A-

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse este domingo, no final da cimeira em Londres, que Kiev está a trabalhar com os parceiros europeus para criar "uma base sólida" e avançar com os Estados Unidos para alcançar "paz justa e segura".

"Nós, na Europa, estamos a trabalhar em conjunto para criar uma base sólida para a cooperação com os Estados Unidos no sentido de uma paz justa e segura", escreveu Zelensky nas redes sociais no final da cimeira convocada pelo primeiro-ministro britânico Keir Starmer.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Contrariamente à sua prática habitual, o presidente ucraniano não fez quaisquer declarações aos meios de comunicação social durante o evento.

Na mensagem nas redes sociais, Zelensky explicou que a Ucrânia está a discutir com os seus parceiros representados em Londres na cimeira, a criação de "garantias de segurança e condições para uma paz justa para a Ucrânia".

Zelensky foi acolhido pelos líderes presentes na cimeira depois de ter sido forçado a abandonar a Casa Branca na sexta-feira devido a uma discussão com o presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu vice-presidente, JD Vance.

Uma das questões que irritou Trump e Vance foi a insistência de Zelensky na necessidade de - antes de ser declarado um cessar-fogo com a Rússia - serem clarificadas as garantias de segurança que a Ucrânia receberá para que qualquer acordo de paz seja respeitado.

De acordo com o primeiro-ministro britânico, o Reino Unido e a França irão trabalhar com a Ucrânia numa proposta para acabar com a guerra, incluindo as garantias de segurança exigidas por Kiev, e apresentá-la aos EUA com vista a negociar com os russos a partir de uma posição comum.

No final da cimeira, Zelensky foi recebido pelo rei Carlos III de Inglaterra na residência privada real de Sandringham.

Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 14 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Queriam saquear
    03 mar, 2025 Ucrânia 14:04
    O Donald Duck e o seu sidekick Vance, queriam saquear os recursos ucranianos durante 10 gerações a troco de nada, e quando levaram o "NÃO", passaram-se e deram aquele espetáculo de bullying. Terá de haver negociações com os EUA, mas se fosse a ti, Zelensky, não aceitava que tivessem lugar em território americano.
  • Na Bilha
    02 mar, 2025 Kiev 22:15
    Liga-te principalmente à Europa, Zelensky, pois já viste que o Donald Duck e o seu comparsa Vance, só querem é pilhar o teu País, que no resto, jogam mais no campo russo, que no da Ucrânia. O crescimento do teu País, acompanhará o crescimento da Europa. Os EUA podem e devem participar. Mas não com a atitude execrável que mostraram. E se estão à espera de desculpas tuas, manda-os levar na bilha: desculpas devem-nas eles a ti.

Destaques V+