11 mai, 2025 - 18:24 • Diogo Camilo
O presidente da Ucrânia disse este domingo que está "à espera" de Vladimir Putin para um encontro na quinta-feira em Istambul, na Turquia.
Em publicação nas redes sociais, Volodymyr Zelensky disse ainda que a Ucrânia espera um cessar-fogo com início esta segunda-feira.
"Aguardamos um cessar-fogo total e duradouro, a partir de amanhã, para fornecer a base necessária para a diplomacia. Não faz sentido prolongar os assassinatos", escreveu o chefe de Estado ucraniano.
"Estarei à espera de Putin na Turquia na quinta-feira. Pessoalmente, espero que desta vez os russos não procurem desculpas", acrescentou.
O presidente russo anunciou durante a madrugada deste domingo um encontro entre Rússia e Ucrânia a realizar-se dia 15 de maio, quinta-feira, e em Istambul, para negociações diretas numa tentativa de "eliminar as causas profundas do conflito" e "alcançar a restauração de uma paz duradoura e de longo prazo".
Antes, Zelensky mostrou-se aberto a conversações com a Rússia durante a semana, mas apenas se Moscovo acordasse com um cessar-fogo primeiro.
"Não há motivo para continuar as mortes nem por mais um único dia. Esperamos que a Rússia confirme o cessar-fogo - total e duradouro - a começar amanhã, 12 de maio, e a Ucrânia está disponível para uma reunião", escreveu também nas redes sociais.