Ouvir
  • Noticiário das 19h
  • 21 jun, 2025
A+ / A-

Faixa de Gaza

Israel tenta matar líder do Hamas em hospital

13 mai, 2025 - 17:48 • Ricardo Vieira

A ação militar teve como alvo o Hospital Europeu no campo de Khan Yunis.

A+ / A-

Israel atacou esta terça-feira um hospital na Faixa de Gaza para tentar o líder do Hamas, Mohammed Sinwar, avança a imprensa israelita. Pelo menos 28 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

A ação militar teve como alvo o Hospital Europeu no campo de Khan Yunis, avançam fontes citadas pelo jornal "Jerusalem Post".

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

As forças armadas israelitas terão utilizado uma bomba anti-bunker para tentar eliminar Mohammed Sinwar.

Fontes locais relataram que aviões de combate israelitas lançaram seis bombas em simultâneo, atingindo o pátio interno do hospital e áreas adjacentes. A força da explosão deixou várias crateras no complexo hospitalar, soterrando vários veículos, incluindo parte de um autocarro.

Gaza. Quase meio milhão de pessoas em nível catastrófico de fome
Gaza. Quase meio milhão de pessoas em nível catastrófico de fome

Os serviços secretos israelitas acreditam que Mohammed Sinwar substituiu como líder do Hamas o irmão, Yahya Sinwar, que foi assassinado em outubro do ano passado.

O ataque provocou a morte a um conhecido jornalista palestiniano, Hassan Aslih, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.

Israel acusa Hassan Aslih de participação na incursão de 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro de Israel garantiu esta terça-feira que o país quer entrar "com toda a força" na Faixa de Gaza e não quer recuar na ofensiva.

Num comunicado divulgado no Telegram, Benjamin Netanyahu quer "completar" as operações militares israelitas e "subjugar o Hamas".

A posição de Netanyahu foi divulgada um dia depois de o Hamas libertar o refém israelo-americano Edan Alexander, de 20 anos, após 583 dias de cativeiro.

A situação humanitária degrada-se de dia para dia devido ao bloqueio à Faixa de Gaza. A ONU alerta que há quase meio milhão de pessoas em nível catastrófico de fome.

Ouvir
  • Noticiário das 19h
  • 21 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+