Ouvir
  • Noticiário das 7h
  • 13 jun, 2025
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Encontro Ucrânia-Rússia. Zelensky critica Putin, Trump diz que paz só chega quando ele falar com Putin

15 mai, 2025 - 15:45 • João Pedro Quesado com Reuters , Lara Castro (vídeo)

Zelensky afirmou ainda que não é necessária uma reunião pessoal com Putin se o acordo para um cessar-fogo for alcançado pelas equipas nas negociações técnicas, em Istambul. O encontro entre os dois não aconteceu depois de Vladimir Putin decidir não ir à Turquia.

A+ / A-
"Estou aqui". Zelensky critica ausência de Putin em negociações de paz na Turquia
"Estou aqui". Zelensky critica ausência de Putin em negociações de paz na Turquia

"Parece falsa". Foi assim que Volodymyr Zelensky descreveu a delegação enviada pela Rússia a Istambul, para negociações entre a Rússia e a Ucrânia com o objetivo de atingir um cessar-fogo. Vladimir Putin não apareceu na Turquia, nem Donald Trump, o que colocou todo o encontro em causa.

Ao aterrar esta manhã em Ancara, o Presidente da Ucrânia questionou o mandato da equipa diplomática enviada pela Rússia, afirmando que "todos sabemos quem toma as decisões" e que, apesar de não saber "o nível oficial dos russos, do que vemos parece falsa".

Mais tarde, já depois do encontro com Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia, Zelensky garantiu que a Ucrânia vai enviar uma delegação liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, para as negociações com uma equipa da Rússia. O chefe de Estado da Ucrânia disse ainda que não iria a Istambul depois de Vladimir Putin não o fazer.

Zelensky afirmou ainda que não é necessária uma reunião pessoal com Putin se o acordo para um cessar-fogo for alcançado pelas equipas nas negociações técnicas, em Istambul.

"A Rússia não sente a necessidade de terminar [a guerra], o que significa que não há pressão política, económica e outra na Federação Russa", apontou Zelensky, acrescentando que, "se não houver cessar-fogo, se não houver decisões sérias... Pedimos sanções apropriadas".

Já Donald Trump alegou não saber que Vladimir Putin, e afirmou, a bordo do Air Force One na viagem para Abu Dhabi, que "nada vai acontecer" até se encontrar com Putin.

"Nada vai acontecer até Putin e eu nos reunirmos, ok? E obviamente — ele não ia. Ele estava para ir, mas ele pensou que eu ia. Ele não ia se eu não estivesse lá e eu não acredito que qualquer coisa vai acontecer, quer gostem quer não, até ele e eu nos juntarmos", afirmou o Presidente dos Estados Unidos da América, sublinhando que "vamos ter que resolver as coisas porque demasiadas pessoas estão a morrer".

Erdogan, que ia servir de anfitrião do encontro entre os chefes de Estado da Ucrânia e Rússia, continua pronto para o fazer. Num comunicado, o Presidente da Turquia disse que estão pronto a recebê-los "quando eles estiverem prontos", e que é importante manter o diálogo aberto dada a "oportunidade histórica" de abrir negociações de paz.

Ouvir
  • Noticiário das 7h
  • 13 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+