Ouvir
  • Noticiário das 7h
  • 17 jun, 2025
A+ / A-

Homem que atacou Salman Rushdie condenado a 25 anos de prisão

16 mai, 2025 - 15:56 • Redação

Hadi Matar tentou matar o escritor em 2022. Ataque deixou Rushdie cego do olho direito.

A+ / A-

Hadi Matar, que tentou assassinar o escritor Salman Rushdie em 2022, foi esta sexta-feira condenado a 25 anos de prisão.

A decisão já tinha sido tomada pelo tribunal de New Jersey há cerca de três meses, mas só agora se conheceu a extensão da pena: Hadi Matar, de 27 anos, foi condenado por tentativa de homicídio num ataque que, recorde-se, deixou Salman Rushdie cego do olho direito.

O ataque aconteceu no estado de Nova Iorque, EUA, durante uma reunião literária, em agosto de 2022. No total, Matar esfaqueou Rushdie 15 vezes, atingindo o escritor na cabeça, pescoço, tronco e mão esquerda. Do ataque resultaram ferimentos graves no olho direito, fígado e intestinos.

Ouvir
  • Noticiário das 7h
  • 17 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+