Ouvir
  • Noticiário das 4h
  • 18 jun, 2025
A+ / A-

Conselho de Segurança da ONU condena escalada da violência na Líbia

18 mai, 2025 - 05:28 • Lusa

O Conselho de Segurança da ONU apela às partes para que garantam a segurança dos civis e exerçam justiça sobre os responsáveis pelos ataques.

A+ / A-

"Os membros do Conselho de Segurança (CS) manifestaram a sua profunda preocupação com a escalada da violência em Tripoli nos últimos dias, com relatos de vítimas civis", "exortaram todas as partes a proteger os civis [e] exigiram que os responsáveis por ataques contra civis sejam responsabilizados", lê-se num comunicado da ONU.

O Conselho saudou também "os relatórios sobre as tréguas acordadas", exigindo que sejam respeitadas "incondicionalmente" e que se avance para "um cessar-fogo permanente".

O CS reiterou o seu "firme empenhamento" num "processo político inclusivo, liderado e controlado pela Líbia" e apoiado pela ONU, que conduza à "unificação de todas as instituições, incluindo as instituições militares e de segurança".

Na mesma linha, o organismo reafirmou "o seu respeito pela soberania, independência, integridade territorial e unidade nacional da Líbia" e elogiou os esforços da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), sublinhando "a importância de avançar urgentemente para alcançar uma paz duradoura, estabilidade e segurança para o povo líbio".

A declaração surge depois de a própria UNSMIL ter apelado ao governo líbio em Tripoli para proteger em permanência os manifestantes que saíram à rua para exigir a demissão do primeiro-ministro Abdul Hamid Dbeibé.

Ouvir
  • Noticiário das 4h
  • 18 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+