Ouvir
  • Noticiário das 1h
  • 16 jun, 2025
A+ / A-

Nova Iorque. Navio mexicano bate na Ponte de Brooklyn e faz dois mortos

18 mai, 2025 - 09:39 • Olímpia Mairos , com agências

Imagens registadas por testemunhas e partilhadas nas redes sociais mostram que os três mastros do navio foram-se partindo à medida que embatiam na ponte, com o navio a navegar de ré.

A+ / A-
Vídeo. Navio mexicano bate na Ponte de Brooklyn em Nova Iorque e faz dois mortos
Vejo o vídeo da colisão

Um navio-escola da Armada mexicana, com cerca de 277 pessoas a bordo colidiu no sábado com a parte inferior da ponte de Brooklyn, em Nova Iorque

“No início desta noite, o grande navio da Marinha mexicana Cuauhtemoc perdeu potência e colidiu com a ponte de Brooklyn”, publicou o perfeito de Nova York na rede social X.

Eric Adams acrescenta que 19 das 277 pessoas a bordo ficaram feridas, duas delas em estado crítico, enquanto “outras duas, infelizmente, morreram em consequência dos ferimentos”.

Imagens registadas por testemunhas e partilhadas nas redes sociais, indicam que os três mastros do navio partiram-se, um a seguir ao outro, à medida que foram embatendo na ponte, com o navio a navegar de ré.

“Durante a manobra de partida do veleiro Cuauhtémoc, em Nova Iorque, ocorreu um contratempo com a ponte de Brooklyn, que causou danos no navio de treino, impedindo, por enquanto, a continuação do cruzeiro de treino”, informou o Ministério da Marinha do México (SERMAR), numa publicação na sua conta oficial na rede social X.

A instituição mexicana indicou que tanto o estado do pessoal como o material do veleiro estão atualmente a ser analisados pelas "autoridades navais e locais, que estão a prestar apoio".

O Ministério mexicano dos Negócios Estrangeiros informou, também na rede social X, que o seu embaixador nos Estados Unidos e funcionários do consulado mexicano em Nova Iorque estão em contacto com as autoridades locais para prestar assistência aos “cadetes afetados”.

A ponte de Brooklyn, inaugurada em 1883, tem um vão principal de quase 490 metros, sustentado por duas torres de alvenaria. Mais de 100.000 veículos e cerca de 32.000 peões atravessam-na todos os dias, de acordo com o departamento de transportes da cidade, e o seu passadiço é uma grande atração turística.

Navio do México bate na Ponte de Brooklyn e faz dois mortos. Foto: Rede Social X
Navio do México bate na Ponte de Brooklyn e faz dois mortos. Foto: Rede Social X

O Cuauhtemoc - com cerca de 297 pés de comprimento e 40 pés de largura (90,5 metros de comprimento e 12 metros de largura), de acordo com a Marinha mexicana - navegou pela primeira vez em 1982.

Todos os anos, levanta âncora no final do período de aulas na escola militar naval mexicana para terminar a formação dos cadetes.

Este ano, partiu do porto mexicano de Acapulco, na costa do Pacífico, a 06 de abril, com 277 pessoas a bordo, informou a Armada mexicana na altura.

Ouvir
  • Noticiário das 1h
  • 16 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+