Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 19 jun, 2025
A+ / A-

Guerra Israel-Hamas

Padarias de Gaza voltam a laborar. Primeiros camiões com farinha chegam ao enclave

22 mai, 2025 - 00:05 • Lusa

A ajuda humanitária começou a ser distribuída em zonas como Khan Yunis (sul) e Deir Al Balah, Zawaida e Nuseirat (centro).

A+ / A-

Os camiões com ajuda humanitária que entraram em Gaza através da passagem de Kerem Shalom nos últimos dias já começaram a distribuir farinha em diferentes padarias da Faixa de Gaza.

Segundo fontes locais do enclave palestiniano e confirmadas pelo Cogat (organismo militar israelita encarregado de coordenar a entrada de ajuda em Gaza), os camiões começaram a distribuir as suas cargas pelos centros de destino.

A ajuda humanitária começou a ser distribuída em zonas como Khan Yunis (sul) e Deir Al Balah, Zawaida e Nuseirat (centro).

As fontes locais indicaram que as padarias de Khan Yunis e das três zonas do centro de Gaza já têm farinha para começar a fazer pão e alimentar uma população sujeita a um bloqueio total de alimentos, combustível ou medicamentos imposto por Israel desde 2 de março.

Israel tinha adiantado ainda esta quarta-feira que entraram em Gaza 100 camiões de ajuda humanitária da ONU, depois de ter permitido a passagem para o enclave palestiniano de 93 camiões no dia anterior e de cerca de dez na segunda-feira.

"Cem camiões pertencentes à ONU e à comunidade internacional, transportando ajuda humanitária - incluindo farinha, comida para bebés e material médico - foram hoje [quarta-feira] transferidos para a Faixa de Gaza através da passagem de Kerem Shalom", referiu a COGAT, uma agência do Ministério da Defesa de Israel, em comunicado.

A ONU indicou, por sua vez, que cinco camiões que transportavam ajuda entraram em Gaza na segunda-feira, enquanto Israel referiu que outros 93 o fizeram na terça-feira.

O seu conteúdo ainda não tinha sido distribuído ao público, tinha avançado nesta quarta-feira o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric.

"Até agora [final da tarde de quarta-feira em Gaza], nenhum dos mantimentos conseguiu sair da zona de desembarque de Kerem Shalom. Isto porque, ontem à noite [terça-feira], as autoridades israelitas apenas autorizaram a passagem das nossas equipas por uma zona muito congestionada, e sentimos que era inseguro, um local com elevado risco de pilhagens", explicou Dujarric.

Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 19 jun, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+