Crise política
Primeiro-ministro dos Países Baixos demite-se depois de quebra da coligação governativa
03 jun, 2025 - 15:35 • João Malheiro
Se forem convocadas, as próximas eleições só devem acontecer em outubro.
O primeiro-ministro dos Países Baixos anunciou esta terça-feira que se vai demitir, depois do líder do partido de extrema-direita PVV, ter anunciado que vai abandonar a coligação de direita que sustenta a governação neerlandesa.
Os ministros do partido de Geert Wilders vão sair do Governo, que agora deve entrar em gestão até que se realizem novas eleições - solução defendida por todos os partidos da oposição.
A coligação governamental dos Países Baixos, formada por quatro partidos políticos, liderada pelo primeiro-ministro, Dick Schoof, foi constituída há 11 meses.
A acontecer, as próximas eleições só devem acontecer em outubro e não deve resultar uma solução governativa clara, o que exigirá um processo longo de negociação.
O PVV da extrema-direita defende políticas duras anti-imigração e acolhimento de refugiados que estão na base da rutura com a coligação que, até agora, sustentava o Governo dos Países Baixos.
"Não há acordo para o nosso plano de asilo (...). O PVV abandona a coligação", escreveu Wilders nas redes sociais.
Apesar de aparecer, frequentemente, em primeiro lugar nas sondagens, a extrema-direita tem dificuldades a formar Governo, num cenário político fraturado em que é preciso uma maioria de 150 deputados.
- Noticiário das 17h
- 09 jun, 2026








