Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 15 jun, 2025
A+ / A-

Estados Unidos da América

Trump diz que seria "ótimo" prender governador da Califórnia

09 jun, 2025 - 21:59 • Lusa

O procurador-geral da Califórnia e Gavin Newson anunciaram esta segunda-feira que "estão a processar Donald Trump" e a pedir ao tribunal que anule a ação do Presidente de "federalizar a Guarda Nacional da Califórnia".

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta segunda-feira que seria "ótimo" prender o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, em plena agitação neste estado norte-americano provocada pela política de migração da Casa Branca.

"Vá em frente, prenda-me", disse Gavin Newsom no domingo na estação MSNBC, referindo-se a Tom Homan, o principal conselheiro de imigração de Donald Trump e arquiteto da sua política de deportação em massa de imigrantes ilegais.

Questionado esta segunda-feira à chegada à Casa Branca sobre estas declarações, Donald Trump respondeu: "Eu faria isso se fosse o Tom [Homan]", acrescendo que "seria ótimo, [o governador] fez um trabalho horrível".

Logo de seguida, Gavin Newsom ripostou na rede X, condenando: "O Presidente dos Estados Unidos acaba de pedir a prisão de um governador em exercício", numa linha que "não pode ser ultrapassada como nação" e num "um passo inegável em direção ao autoritarismo".

Não é possível distinguir se os comentários de Donald Trump em relação a este caso são puramente provocatórios ou se sinalizam uma intenção genuína.

Nos últimos dias, o Presidente republicano intensificou os ataques contra Gavin Newsom, considerado uma esperança para o seu partido nas eleições presidenciais de 2028, enquanto Los Angeles foi abalada pelos confrontos entre as autoridades policiais e os manifestantes contrários à política de imigração do Governo.

Donald Trump ordenou o envio da Guarda Nacional, uma força de reserva do Exército, para a metrópole californiana contra a vontade do governador.

O procurador-geral da Califórnia e Gavin Newson anunciaram esta segunda-feira que "estão a processar Donald Trump" e a pedir ao tribunal que anule a ação do Presidente de "federalizar a Guarda Nacional da Califórnia".

As autoridades estaduais vão pedir uma ordem de restrição para interromper a mobilização, numa ação que, segundo o procurador, será apresentada ainda esta segunda-feira.

Na rede X, o governador acusou Trump de fabricar uma crise, que "está a criar medo e terror para assumir o controlo de uma milícia estadual e violar a Constituição" dos Estados Unidos.

"Qualquer governador — republicano ou democrata — deveria rejeitar este exagero ultrajante", criticou.

Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 15 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+