10 jun, 2025 - 08:23 • Liliana Monteiro
Israel prepara a deportação dos ativistas pró palestinianos que tentavam fazer desembarcar um navio com ajuda humanitária para Gaza, entre eles está ativista sueca Greta Thunberg.
A embarcação acabou intercetada pelas forças navais israelitas e o grupo de ativistas foi levado para o aeroporto de Tel Aviv para deportação.
O ministério das relações exteriores de Israel diz que devem regressar aos países de origem. "Aqueles que se recusarem a assinar os documentos de deportação e deixar Israel serão levados a tribunal para que a deportação seja ordenada judicialmente".
Recorde-se que o grupo de 12 ativistas partiu de Itália no início do mês a bordo do Madleen que transportava uma quantidade simbólica de alimentos para Gaza, cuja população, segundo a ONU, enfrenta fome extrema.
As forças israelitas abordaram o navio quando ele se aproximava de Gaza na segunda-feira de manhã. A embarcação tentou quebrar o bloqueio naval ao enclave que dura há vários anos, a tripulação de 12 pessoas acabou detida, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg.
Os representantes consulares dos países de origem dos passageiros estão já no aeroporto.