Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 15 jun, 2025
A+ / A-

Protestos em LA. "Criam destabilização e depois nada muda"

10 jun, 2025 - 06:09 • Carolina Paredes

Os protestos em Los Angeles na California, contra a expulsão de imigrantes, já duram deste sexta-feira. Uma portuguesa nos Estados Unidos fala num "efeito bola de neve" se as manifestações continuarem.

A+ / A-

Os protestos em Los Angeles continuam sem dar tréguas e a administração de Donald Trump já destacou mais 2 mil efetivos da Guarda Nacional, esta segunda-feira, assim como enviou cerca de 700 fuzileiros para dispersar as manifestações.

Estes protestos, em que pelo menos 56 pessoas já foram detidas, surgiram após rusgas de detenção de imigrantes ilegais em locais de trabalho e para a comunidade portuguesa no estado da Califórnia a situação parece complicada.

Joana Pinto, a viver em Hollywood há cerca de quatro anos, considera que "é importante sair à rua e protestar", no entanto, considera que a "violência não vai levar a lado nenhum e causa mais ódio e preconceito entre as pessoas".

"A violência só gera violência. As pessoas que estão a protestar começam com violência, a polícia responde com violência. É uma bola de neve que nunca mais acaba até muitos deles serem detidos ou deportados", admite a emigrante portuguesa.

Joana Pinto diz que a situação do Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) também é "complicada".

"Obviamente, há aqui pessoas com cadastro que eu considero que devem ser deportadas, mas há famílias que não têm cadastro e que estão aqui de forma legal. Por isso, acho que as coisas deviam ser feitas de outra forma", diz à Renascença.

Joana Pinto revela ainda que a comunidade portuguesa também está "preocupada com a situação", acrescentando que "qualquer imigrante, mesmo estando legal, receia a ICE".

Apesar disso, Joana Pinto considera que o envio de efetivos da Guarda Nacional para os pontos com mais tensão faz sentido. Para a emigrante portuguesa, "deve ser difícil conter as pessoas revoltadas" e diz perceber, "de certa forma", o porquê do envio das tropas.

Para Joana Pinto, "há maneiras melhores de passar a mensagem de que as pessoas não estão contentes" com esta gestão.

"Criam destabilização e depois nada muda", lamenta.

Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 15 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Deportações maciças
    10 jun, 2025 É o segredo para isto 09:42
    O Segredo para acabarem os protestos é simples: detenções seguidas de deportações maciças. Quando começarem a ver alguns a levar pontapé no @ú para fora dos States, vão começar a ficar por casa em vez de aproveitarem para pilhagens

Destaques V+