Ouvir
  • Noticiário das 18h
  • 16 jul, 2025
A+ / A-

Irão retalia ataques de Israel

13 jun, 2025 - 07:47 • Jaime Dantas

De acordo com a Reuters, o líder-supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, fala de uma retaliação à "natureza vil" de Israel e avisa Telavive para "estar preparado para um futuro mais amargo".

A+ / A-

O Irão lançou 100 drones para território israelita, depois das Forças de Defesa de Israel terem levado a cabo um ataque de larga escala sob o país muçulmano, segundo avança a BBC esta sexta-feira.

O ataque, que faz parte da operação "Rising Lion", matou o líder da guarda revolucionária do Irão, Hossein Salamim.

De acordo com a Reuters, o líder-supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, fala de uma retaliação à "natureza vil" de Israel e avisa Tel-Aviv para "estar preparado para um futuro mais amargo, que certamente vão ter".

Os ataques "preventivos" de Tel-Aviv tiveram como alvo "locais-chave" para o programa nuclear iraniano, explica o porta-voz do exército israelita.

Effie Defrin disse numa comunicação ao país que "não há escolha" senão levar a cabo esta ofensiva, uma vez que está em causa "uma ameaça iminente e existêncial".

"Não podemos permitir que o regime iraniano obtenha uma arma nuclear que constituiria um perigo para Israel e para o mundo inteiro. Esta operação é pelo direito de existir aqui, pelo nosso futuro e pelo futuro dos nossos filhos. O Estado de Israel tem o direito e a obrigação de atuar para proteger o seu povo, e continuará a fazê-lo", defendeu.

Ouvir
  • Noticiário das 18h
  • 16 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Força, Israel
    13 jun, 2025 Telavive 08:21
    Israel fêz, o que o Ocidente em peso quer que seja feito, mas não tem t@baros para fazer. Alguém confia no Irão, um país terrorista, apoiante de Hamas, Houthis, "Ezzbollahs" e mais uma miriade de grupelhos terroristas para quem a vida humana nada vale, alguém confia no Irão para dispor da arma nuclear? A Rússia ameaça todos os dias, mas sabe-se que nunca passará daí, aliás, calaram-se um bocado, depois do general americano enunciar as consequências para eles - 45 milhões de russos mortos na primeira meia-hora, mais 50 milhões nos 15 dias subsquentes e Moscovo, São Petersburgo e todas as cidades russas incineradas até à sub-cave - se dessem esse passo. Estes fanáticos do Irão, provavelmente não se importavam de "morrer como mártires e ter as tais 10000 virgens no Paraíso", levando a Humanidade com eles. Por mim, Força Israel, fizeram o que o Ocidente devia fazer, mas é cobarde demais para isso.

Destaques V+