Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 16 jul, 2025
A+ / A-

médio oriente

Israel atacou sistemas de defesa do Irão durante madrugada deste sábado

14 jun, 2025 - 08:28 • Lusa

Resposta à retaliação iraniana desta sexta-feira, em que foram lançados centenas de mísseis contra território israelita

A+ / A-

As Forças Armadas de Israel anunciaram este sábado que visaram os sistemas de defesa aérea iranianos, numa vaga de ataques noturnos na região de Teerão.

"Durante a noite, a Força Aérea atacou dezenas de alvos, nomeadamente infraestruturas de mísseis terra-ar, no âmbito de uma operação destinada a destruir as capacidades de defesa aérea do regime na região de Teerão", indicou o exército israelita em comunicado.

"Pela primeira vez desde o início da guerra, a mais de 1.500 quilómetros do território israelita, a Força Aérea atingiu instalações de defesa na região de Teerão".

Israel iniciou na madrugada de sexta-feira uma ofensiva militar contra o Irão com bombardeamentos a instalações militares e nucleares em que morreram 78 pessoas e 320 ficaram feridas, segundo a diplomacia iraniana.

Os ataques noturnos, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão (norte) e a central de enriquecimento de urânio de Natanz (centro).

O Irão retaliou lançando centenas de mísseis contra território israelita, com explosões registadas sobre os céus das cidades de Telavive e Jerusalém.

As vagas de mísseis lançados pelo Irão contra Israel desde a noite de sexta-feira causaram pelo menos três mortos e dezenas de feridos, disse o serviço de emergência israelita. Há, ainda, uma quarta morte a ser avançada pelo jornal "The Jerusalem Post", mas que ainda não foi confirmada pelas autoridades.

Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 16 jul, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+