Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 08 jul, 2025
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

Israel e Irão em nova ronda de ataques pela terceira noite consecutiva

14 jun, 2025 - 22:22 • Diogo Camilo

Forças israelitas atacaram sede do Ministério da Defesa iraniano, em Teerão. Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas nos ataques do Irão ao norte de Israel, perto de Haifa. Ministro israelita diz que "Teerão está a arder" após ataques a depósitos de petróleo.

A+ / A-

Pela terceira noite consecutiva, o Médio Oriente viu a escuridão do céu ser interrompida por clarões de mísseis e drones a irromperem pelos ares, com o silêncio a ser substituído por sirenes a ecoar em Israel.

Por volta das 23 horas em Jerusalém (21 horas em Lisboa), o Irão voltou a atacar Israel, não só na capital, mas também no norte do país, em Haifa.

Segundo o serviço de ambulâncias de Israel, pelo menos 14 pessoas ficaram feridas, incluindo uma em estado grave, depois de uma casa de dois andares ter sido atingida por um míssil iraniano. Os meios de comunicação israelitas avançam três pessoas morreram neste ataque, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

A AFP detalha que Israel atingiu dois depósitos de petróleo perto de Teerão, uma informação entretanto confirmada pelo ministro iraniano, que diz que a situação está "sob controlo". Numa publicação nas redes sociais, o ministro da Defesa de Israel escreveu: "Teerão está a arder", momentos depois de ter sido noticiado o ataque.

Outro dos alvos dos ataques de Israel é a sede do Ministério da Defesa, em Teerão, segundo a agência noticiosa iraniana Tasnim.

Além das movimentações deste sábado, Teerão cancelou as negociações nucleares que Washington havia dito serem a única maneira de deter os ataques de Israel. Em reação, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu novos ataques e alegou que o regime iraniano se preparava para entregar armas nucleares a "aliados terroristas".

Teerão informou que 78 pessoas morreram no primeiro dia de conflito,que se iniciou na madrugada de quinta para sexta-feira, incluindo 60 pessoas mortas durante um ataque a uma zona residencial, derrubando um prédio de 14 andares. Destas, 29 eram crianças.

O Irão respondeu na noite de sexta-feira, matando pelo menos três pessoas em Israel.

[notícia atualizada às 23h41 do dia 14 de junho de 2025]

Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 08 jul, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+