14 jun, 2025 - 18:26 • Diogo Camilo
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu este sábado uma nova ofensiva a Teerão com golpes ao regime dos aiatolás que "nem sequer imaginam", avançando ter indicações de que os líderes do Irão estão a "fazer as malas" pois sabem o que acontecerá em ataques futuros.
Em inglês e em formato de vídeo, Netanyahu atirou este sábado que o regime iraniano se preparava para entregar armas nucleares a "aliados terroristas", o que motivou os ataques israelitas.
"Digo-vos o que teria acontecido se não tivéssemos agido. Tínhamos informação de que este regime sem escrúpulos estava a planear entregar armas nucleares que desenvolveram a aliados terroristas. Isso é terrorismo nuclear em esteróides. Colocaria todo o mundo em causa", afirma, acrescentando que a operação "Rising Lion" desencadeada por Israel teve "total apoio" do presidente norte-americano.
Na publicação partilhada nas redes sociais, aproveitou para desejar um feliz aniversário a Donald Trump, que descreveu como um "líder extraordinário" que fez "grandes coisas por Israel".
"Vamos atacar todos os locais e todos os alvos do regime dos aiatolás e o que sentiram até agora não é nada comparado com o que vão sofrer nos próximos dias", afirma.
"Esta é uma missão importante. Neste momento, o regime iraniano está a bombardear civis israelitas enquanto nós perseguimos terroristas. Isto não é novo. Eles tentaram assassinar o presidente Trump por duas vezes e bombardearam duas embaixadas norte-americanas", acrescentou.
Netanyahu diz ainda que Israel está a "defender a liberdade no Médio Oriente" e que o Irão quer construir "misseis balísticos capazes de ameaçar qualquer nação no mundo".
Declarando que o país já eliminou altas patentes militares iranianas, o chefe de Governo israelita indica que "há mais a ser feito" e que Israel "se está a preparar", antecipando novos ataques.
"Ao defendermo-nos também estamos a defender outros. Estamos a defender os nossos vizinhos árabes, estamos a defender a Europa, a ajudar a defender também os Estados Unidos, que nos apoiam sempre na nossa defesa. Abrimos caminho para Teerão e os nossos pilotos vão desferir golpes ao regime dos aiatolás que eles nem sequer imaginam. Temos indicações de que os líderes no Irão já estão a fazer as malas. Eles sabem o que vem a caminho", afirma Netanyahu.