Ouvir
  • Noticiário das 23h
  • 07 jul, 2025
A+ / A-

Polícia iraniana deteve dois presumiveis agentes da Mossad

15 jun, 2025 - 11:12 • Lusa

Os dois detidos estavam na posse de material de fabrico de bombas e de equipamento eletrónico.

A+ / A-

A polícia iraniana anunciou este domingo a detenção de duas pessoas suspeitas de terem ligações com os serviços secretos estrangeiros de Israel, Mossad, noticiaram os meios de comunicação social no terceiro dia de uma escalada militar entre Israel e o Irão.

Os dois detidos, no condado de Savjbolagh, a noroeste da capital iraniana, estavam na posse de material de fabrico de bombas e de equipamento eletrónico.

"Graças aos esforços dos serviços secretos da polícia provincial de Alborz, foram detidos dois membros do grupo terrorista Mossad", declarou a polícia iraniana num comunicado divulgado pelos meios de comunicação social locais.

As autoridades não comunicaram as suas identidades ou nacionalidades.

Meios de comunicação social norte-americanos, como o Axios, informaram que agentes da Mossad no terreno estiveram envolvidos no início da ofensiva israelita contra o Irão nas primeiras horas da manhã de sexta-feira, mas Teerão não o confirmou.

O Irão e Israel viveram no sábado mais uma noite de fogo cruzado, com os projéteis israelitas a atingir, pelo menos, duas instalações energéticas em Teerão, enquanto o Irão lançou duas vagas de mísseis e drones contra o Estado judaico.

O depósito de combustível de Shahran, a oeste da capital iraniana, foi atingido pelos ataques, provocando um incêndio com enormes nuvens de fumo negro, informou o Ministério do Petróleo iraniano em comunicado.

Uma refinaria na zona de Shahr Rey, no sul da capital, foi igualmente atingida, tal como o Ministério da Defesa, que sofreu "danos menores" no ataque, segundo os meios de comunicação social iranianos.

Nem as autoridades iranianas nem os meios de comunicação social forneceram informações sobre o número de vítimas.

Em resposta, a Guarda Revolucionária Iraniana afirmou ter atacado instalações de produção de combustível para aviões de combate israelitas e "centros de energia" na madrugada de domingo.

Israel e o Irão estão em guerra desde a madrugada de sexta-feira, quando Telavive bombardeou instalações militares e nucleares iranianas causando, desde aí, pelo menos 100 mortos, incluindo lideranças militares e cientistas, e 800 feridos.

Os ataques israelitas, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão (norte) e incluem instalações nucleares, como as centrais de enriquecimento de urânio de Fordo e Natanz (centro), o aeroporto nacional de Mehrabad e várias bases militares.

O Irão iniciou a sua retaliação na sexta-feira à noite e realizou, até agora, pelo menos seis ataques com centenas de mísseis direcionados às cidades de Telavive e Jerusalém, que fizeram pelo menos 13 mortos e 150 feridos.

Ouvir
  • Noticiário das 23h
  • 07 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+