Ouvir
  • Noticiário das 9h
  • 10 jun, 2026
A+ / A-

Irão. EUA deslocam bombardeiros B-2 para Guam

21 jun, 2025 - 20:28 • Fábio Monteiro com Reuters

Estados Unidos transferem bombardeiros B-2 para Guam, enquanto Donald Trump avalia eventual envolvimento militar no conflito entre Israel e Irão.

A+ / A-

Os Estados Unidos estão a deslocar bombardeiros B-2 para a ilha de Guam, no Pacífico, avança a agência “Reuters”.

A medida surge num momento em que Washington avalia uma possível intervenção militar ao lado de Israel, na sequência da escalada de hostilidades com o Irão.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

Fontes ouvidas da administração Trump, que pediram anonimato, não confirmaram se este movimento está diretamente relacionado com as tensões no Médio Oriente. Também não indicaram quantos bombardeiros estão a ser deslocados, nem se foram emitidas ordens para além de Guam.

O bombardeiro furtivo B-2 pode ser equipado com a bomba GBU-57, de 13.600 quilos, concebida para atingir alvos subterrâneos profundos — uma arma apontada como potencialmente eficaz contra instalações nucleares iranianas como a de Fordow.

“Ainda não foram emitidas ordens para avançar com os bombardeiros para além de Guam”, disse uma das fontes.

O Pentágono recusou comentar oficialmente a movimentação.

Ouvir
  • Noticiário das 9h
  • 10 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque