Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 16 jul, 2025
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

Guterres quer "evitar uma espiral de caos" após ataque dos EUA ao Irão

22 jun, 2025 - 03:56

"Não há solução militar. O único caminho a seguir é a diplomacia", apela o secretário-geral das Nações Unidas.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, classificou os ataques dos EUA contra instalações nucleares do Irão como uma "escalada perigosa em uma região já em perigo — e uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais".

"Há um risco crescente de que este conflito saia rapidamente do controlo — com consequências catastróficas para os civis, a região e o mundo", disse António Guterres, em comunicado.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

"Neste momento perigoso, é fundamental evitar uma espiral de caos. Não há solução militar. O único caminho a seguir é a diplomacia. A única esperança é a paz", afirmou o secretário-geral da ONU.

Os EUA atacaram este domingo instalações nucleares no Irão, anunciou o Presidente norte-americano, Donald Trump.

"Concluímos o nosso ataque bem-sucedido às três instalações nucleares no Irão, incluindo Fordo, Natanz e Esfahan", escreveu Trump, numa mensagem publicada nas redes sociais.

Numa declaração ao país e ao mundo, a partir da Casa Branca, Donald Trump avisou que o Irão deve fazer a paz ou pode voltar a ser atacado pelos Estados Unidos.

“Isto não pode continuar. "Haverá paz ou haverá tragédia para o Irão", afirma o líder norte-americano.

Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 16 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+