Ouvir
  • Noticiário das 14h
  • 07 jun, 2026
A+ / A-

Irão suspende cooperação com Agência Internacional de Energia Nuclear

02 jul, 2025 - 09:21 • João Malheiro

A lei tinha sido aprovada na semana passada pelo parlamento do Irão, depois de troca de ataques entre Teerão e Israel.

A+ / A-

O Irão anunciou a suspensão da sua cooperação com a Agência Internacioanl de Energia Atómica, esta quarta-feira.

O anúncio foi feito pelo Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, que aprovou uma lei a exigir ao governo a suspensão da cooperação.

A lei tinha sido aprovada na semana passada pelo parlamento do Irão, depois de troca de ataques entre Teerão e Israel.

O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, disse que a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) recusou-se a condenar o ataque contra as instalações nucleares iranianas, comprometendo a credibilidade internacional do organismo das Nações Unidas.

No dia 13 de junho, Israel, com o apoio dos Estados Unidos, atacou instalações militares e nucleares iranianas.

Irão retaliou disparando mísseis e lançando aparelhos aéreos não tripulados contra Israel.

O cessar-fogo foi acordado na terça-feira da semana passada, após intervenção da Administração norte-americana.

Ouvir
  • Noticiário das 14h
  • 07 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Qual cooperação?
    02 jul, 2025 Mas o Irão cooperava alguma coisa? 10:29
    Mas ele, Irão, cooperava? É que ao que parece havia 2 agendas: aquela em que permitia inspeções e dava as informações sobre coisas inofensivas, e outra bem escondida, onde se preparava para aparecer com a bomba nuclear e que como é óbvio, estava interdito a inspeções e oculto por toda a espécie de desinformação e enganos. Deixar de "cooperar" é apenas passar à prática, aquilo que já existia de facto.

Vídeos em destaque