Ouvir
  • Noticiário das 13h
  • 08 jul, 2025
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelensky ao telefone com Trump. "A conversa mais produtiva até agora"

05 jul, 2025 - 19:56 • Diogo Camilo

Presidente ucraniano agradeceu a disponibilidade de Trump para ajudar, descrevendo o sistema Patriot como a "chave para a proteção contra a ameaça" da Rússia.

A+ / A-

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou este sábado que a sua mais recente conversa com Donald Trump foi a melhor e “mais produtiva” que tiveram até à data.

Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, Zelensky revela a conversa que aconteceu na sexta-feira, em que foram discutidas questões relacionadas com a defesa aérea e agradeceu a disponibilidade de Trump para ajudar. “O sistema Patriot é precisamente a chave para a proteção contra ameaças balísticas”, sublinhou.

"Foi provavelmente a melhor conversa que tivemos durante todo este tempo, a mais produtiva”, disse.

Na sexta-feira, Trump declarou aos jornalistas que teve uma “boa conversa” com Zelensky e voltou a expressar a sua frustração relativamente ao diálogo que manteve com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, devido à falta de vontade de Moscovo em trabalhar para um cessar-fogo.

Questionado sobre se os Estados Unidos estão de acordo em enviar mais sistemas de mísseis Patriot à Ucrânia, como foi pedido por Zelensky, Trump respondeu: “Eles vão precisar deles. Vão precisar de alguma coisa, porque estão a ser fortemente atingidos."

Nas últimas semanas, a Rússia tem vindo a intensificar os ataques aéreos contra Kiev e outras cidades ucranianas. Poucas horas depois de uma conversa entre Putin e Trump, na quinta-feira, Moscovo lançou o seu maior ataque com drones desde o início da guerra.

Ouvir
  • Noticiário das 13h
  • 08 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+