Ouvir
  • Noticiário das 1h
  • 10 jun, 2026
A+ / A-

Primeiro-ministro do Japão demite-se

07 set, 2025 - 10:15 • João Malheiro

Maioria que apoiava o Governo nas duas câmara do parlamento dissipou-se e há um forte descontentamento dos eleitores preocupados com o custo da habitação.

A+ / A-

O primeiro-ministro do Japão apresentou a sua demissão este domingo.

Em conferência de imprensa, Shigeru Ishiba revela que vai abandonar a liderança do Partido Liberal Democrata, a força de centro-direita que governa o país quase sem interrupção desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

À frente do Governo há menos de um ano, o antigo ministro da Defesa viu a sua maioria nas duas câmara do parlamento a dissipar-se e enfrenta forte descontentamento dos eleitores preocupados com o custo da habitação.

O partido decidiu que ia realizar na segunda-feira um voto para decidir se era necessário uma mudança de liderança extraordinária, mas agora Shigeru Ishiba acaba por antecipar a decisão.

Os liberais-democratas vão agora ter de escolher um novo líder que possa também assumir o cargo de chefe do Executivo japonês.

No entanto, devido à divisão no parlamento, não é certo que o sucessor de Shigeru Ishiba consiga receber o mandato de primeiro-ministro. Poderão ser necessárias eleições antecipadas para definir o futuro do Japão.

Tópicos
Ouvir
  • Noticiário das 1h
  • 10 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque