Primeiro-ministro do Japão demite-se
07 set, 2025 - 10:15 • João Malheiro
Maioria que apoiava o Governo nas duas câmara do parlamento dissipou-se e há um forte descontentamento dos eleitores preocupados com o custo da habitação.
O primeiro-ministro do Japão apresentou a sua demissão este domingo.
Em conferência de imprensa, Shigeru Ishiba revela que vai abandonar a liderança do Partido Liberal Democrata, a força de centro-direita que governa o país quase sem interrupção desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
À frente do Governo há menos de um ano, o antigo ministro da Defesa viu a sua maioria nas duas câmara do parlamento a dissipar-se e enfrenta forte descontentamento dos eleitores preocupados com o custo da habitação.
O partido decidiu que ia realizar na segunda-feira um voto para decidir se era necessário uma mudança de liderança extraordinária, mas agora Shigeru Ishiba acaba por antecipar a decisão.
Os liberais-democratas vão agora ter de escolher um novo líder que possa também assumir o cargo de chefe do Executivo japonês.
No entanto, devido à divisão no parlamento, não é certo que o sucessor de Shigeru Ishiba consiga receber o mandato de primeiro-ministro. Poderão ser necessárias eleições antecipadas para definir o futuro do Japão.
- Noticiário das 1h
- 10 jun, 2026








