Ouvir
  • Noticiário das 18h
  • 15 jun, 2026
A+ / A-

França

François Bayrou já apresentou a sua demissão ao Presidente francês

09 set, 2025 - 14:27 • Ana Kotowicz

Governo de François Bayrou foi derrubado no Parlamento. Macron não vai convocar eleições antecipadas.

A+ / A-

(Em atualização)

François Bayrou já apresentou oficialmente a sua demissão do cargo de primeiro-ministro de França ao Presidente Emmanuel Macron, um dia depois de ver chumbada uma moção de confiança no Parlamento. A informação é avançada no site do governo francês.

Macron anunciou que não vai convocar eleições antecipadas e irá nomear um novo primeiro-ministro “nos próximos dias”.

Na segunda-feira, Bayrou apresentou uma moção de confiança no Parlamento francês para validar um plano de austeridade de 44 mil milhões de euros que tinha como objetivo controlar o défice e a dívida pública do país. Mas não conseguiu. Do Parlamento saíram 364 votos contra e apenas 194 a favor do executivo.

François Bayrou tinha sido nomeado primeiro-ministro em dezembro de 2024, após a queda do Governo liderado por Michel Barnier, na sequência de uma moção de censura sobre o orçamento.

Ouvir
  • Noticiário das 18h
  • 15 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque