Ouvir
  • Noticiário das 14h
  • 13 nov, 2025
A+ / A-

Estados Unidos

Charlie Kirk, aliado de Trump, morre após ser baleado em universidade do Utah

10 set, 2025 - 19:57 • Ricardo Vieira

Comentador e ativista conservador foi alvejado durante um evento público. Notícia da morte foi avançada pelo Presidente Donald Trump. Atirador está em fuga.

A+ / A-

Charlie Kirk, um comentador e ativista de direita aliado de Donald Trump, morreu no hospital após ser baleado num evento público na Universidade de Utah Valley, nos Estados Unidos.

A notícia da morte de Charlie Kirk, de 31 anos, foi avançada pelo próprio Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O grande, e até lendário, Charlie Kirk, faleceu. Ninguém compreendia ou tinha no coração a juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie”, disse Trump na rede Truth Social.

O director do FBI, Kash Patel, anunciou nas redes sociais, cerca de quatro horas após o ataque, que o suspeito do homicídio tinha sido detido.

No entanto, numa conferência de imprensa realizada poucos minutos depois, as autoridades do Utah esclareceram que a pessoa em causa era apenas considerada uma "pessoa de interesse" e que estava a ser interrogada. A investigação continua em curso.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Defensor da posse de armas, Charlie Kirk foi alvejado esta quarta-feira quando participava num evento público na Universidade de Utah Valley, nos Estados Unidos.

O comentador conservador foi levado em estado crítico para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Atirador em fuga

Um porta-voz da Universidade de Utah Valley disse inicialmente que um suspeito tinha sido detido, mas a informação já foi desmentida.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que Charlie Kirk é baleado na zona do pescoço, enquanto realizava uma apresentação.

Após os disparos, o ativista anti-aborto levou as mãos ao pescoço e caiu da cadeira, sendo assistido imediatamente por elementos da audiência.

Agentes do FBI e da Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) estiveram no local, anunciou a procuradora-geral Pam Bondi na rede social X.

Charlie Kirk, juntamente com a organização que co-fundou, a Turning Point USA — o maior movimento juvenil conservador dos Estados Unidos —, desempenhou um papel crucial na mobilização do eleitorado jovem em apoio a Donald Trump nas eleições de novembro.

Os seus eventos em universidades por todo o país costumavam atrair grandes multidões.

"Esquerda radical" está na origem do assassinato de Charlie Kirk, diz Donald Trump
"Esquerda radical" está na origem do assassinato de Charlie Kirk, diz Donald Trump
Ouvir
  • Noticiário das 14h
  • 13 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+