Ouvir
  • Noticiário das 3h
  • 14 nov, 2025
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Tusk confirma: Polónia vai invocar artigo 4 da NATO

10 set, 2025 - 11:52 • Ana Kotowicz

Esta decisão do primeiro-ministro polaco desencadeia um processo de consultas no seio da Aliança Atlântica e pode conduzir a ações por parte da NATO.

A+ / A-

A Polónia vai invocar o artigo 4 da NATO depois de drones russos terem atingido uma zona residencial no leste do país. A confirmação foi dada pelo primeiro-ministro polaco que falava esta quarta-feira de manhã no Sejm, o parlamento polaco.

A decisão de Donald Tusk desencadeia um processo de consultas no seio da Aliança Atlântica e pode conduzir a ações por parte da NATO.

O artigo 4.º diz que "as Partes consultar-se-ão sempre que, na opinião de qualquer delas, estiver ameaçada a integridade territorial, a independência política ou a segurança de uma das Partes". Este artigo já foi ativado algumas vezes e, em 2022, depois da invasão russa da Ucrânia, resultou no apoio da NATO a Kiev.


Perante os deputados, Tusk avançou que foi feito um “pedido formal para ativar o Artigo 4.º do Tratado do Atlântico Norte” e que a decisão foi tomada em conjunto com o Presidente Karol Nawrocki, que é também o comandante supremo das Forças Armadas.

Durante a madrugada, as forças polacas abateram “objetos hostis”, que invadiram o espaço aéreo da Polónia. Já na manhã de quarta-feira, os militares encontraram destroços de sete drones e de um objeto não identificado, segundo a imprensa polaca.

“O facto de estes drones, que ameaçaram diretamente a nossa segurança, terem sido abatidos é uma vitória para os militares da Polónia e da NATO, mas altera também, naturalmente, a situação política”, disse o primeiro-ministro, citado pela Agência de Imprensa Polaca (PAP).

Durante a ronda de negociações, explicou Tusk, a Polónia vai exigir “um apoio significativamente maior” para defender o seu espaço aéreo.


Falando diretamente para os aliados e para "todo o mundo ocidental", Donald Tusk defendeu que "esta é uma confrontação que a Rússia declarou contra todo o mundo livre” e esta mensagem "tem finalmente de chegar a todos.”

Ouvir
  • Noticiário das 3h
  • 14 nov, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+