19 set, 2025 - 16:59 • Ricardo Vieira, com Reuters
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta sexta-feira que ele e o Presidente chinês, Xi Jinping, fizeram progressos no acordo sobre a rede social TikTok e concordaram em reunir-se presencialmente já no próximo mês, na Coreia do Sul.
"Fizemos progressos em muitos temas de grande importância, incluindo o Comércio, o Fentanil, a necessidade de pôr fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e a aprovação do Acordo sobre o TikTok", escreveu Trump nas redes sociais.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O líder norte-americano revelou ainda que tem encontro marcado com Xi Jinping à margem da cimeira da APEC, que terá lugar na Coreia do Sul no próximo mês, e que prevê visitar a China no início do próximo ano.
China
Xi Jinping mostrou o seu poder militar com Vladimi(...)
Acrescentou também que o Presidente chinês deverá deslocar-se aos Estados Unidos numa data posterior.
"A chamada correu muito bem, vamos voltar a falar por telefone, agradeço a aprovação do TikTok, e ambos aguardamos com expectativa o encontro na APEC!", acrescentou Donald Trump.
A declaração, no entanto, não especifica os termos do alegado acordo sobre o TikTok. A Casa Branca não fez, para já, qualquer comentário.
De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, em relação ao negócio TikTok, Xi Jinping disse a Donald Trump que a China respeita a vontade das empresas e encoraja a realização de negociações comerciais com base nas regras de mercado.
Pequim sublinha que quaisquer soluções alcançadas devem estar em conformidade com a legislação chinesa.
Xi Jinping também pediu aos Estados Unidos que garanta um ambiente de negócios aberto, justo e não discriminatório para as empresas chinesas nos Estados Unidos.