10 out, 2025 - 22:24 • Reuters
Foi levantado o alerta de tsunami emitido esta sexta-feira após um sismo de magnitude 7,8 ter abalado a Passagem de Drake, uma faixa de mar situada entre o extremo sul da América do Sul e a Antártida, informou esta sexta-feira o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
A autoridade marítima chilena SHOA também emitiu um alerta de tsunami por precaução para o território antártico do país, tendo as autoridades pedido à população que evacuasse as zonas costeiras.
As autoridades chilenas tinham alertado para possíveis impactos nas bases militares Prat e O'Higgins, localizadas no extremo da Antártida, bem como em Cabo de Hornos, um pequeno município situado numa península insular no ponto mais meridional da Terra do Fogo.
O sismo ocorreu pouco antes das 17h30, hora local (20h30 em Lisboa), e, pouco mais de uma hora depois, as autoridades retiraram os alertas de tsunami.
As águas profundas e o mar agitado e ventoso da Passagem de Drake tornam menos provável que as ondas de tsunami ganhem intensidade antes de atingir terra.
[notícia atualizada às 23h22]