Ouvir
  • Noticiário das 19h
  • 10 nov, 2025
A+ / A-

Defesa

União Europeia propõe criação de "muro antidrones" na fronteira com o Leste

16 out, 2025 - 20:16 • Diogo Camilo

Plano deverá estar completamente operacional em 2027. Bruxelas apresentou quatro projetos que incluem ainda a "fortificação de fronteiras por terra, ar e mar", um "escudo aéreo" e um "escudo espacial".

A+ / A-

Numa forma de aumentar a segurança das suas fronteiras, a Comissão Europeia propôs esta quinta-feira quatro projetos de defesa que inclui uma sistema que funciona como uma barreira antidrones na fronteira no leste europeu e que têm como objetivo principal colocar o continente europeu preparado para defender ameaças até 2030.

As propostas, que vão servir como referência para as políticas de defesa, surgem após incursões de drones no espaço aéreo europeu nas últimas semanas.

"O perigo não vai desaparecer mesmo quando a guerra na Ucrânia termine. É claro que temos de enfortecer as nossas defesa contra a Rússia", indicou Kaja Kallas, a chefe da política externa da União Europeia em conferência de imprensa.

A responsável considerou que dois dos projetos em questão são particularmente urgentes - uma delas o conhecido "muro de drones", chamada Iniciativa de Defesa de Drones Europeia, e a Vigilância do Flanco de Leste, que tem como objetivo "fortificar as fronteiras por terra, ar e mar".

Ambos deverão começar a ser concretizados até ao final do próximo ano e o "muro de drones" deverá estar completamente operacional em 2027, enquanto o flanco de vigilância deverá estar concluído até 2028.

Foi ainda proposto um "escudo aéreo", um sistema de defesa a ataques aéreos, e um "escudo espacial", para proteger a Europa de alvos vindos do espaço.

As propostas vão ser agora debatidas pelos líderes de Governo dos 27 Estados-membro.

Ouvir
  • Noticiário das 19h
  • 10 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Europa
    17 out, 2025 EuR 09:33
    Menos conversa e menos reuniões. Este é o tempo da ação, não do palavreado, principalmente quando esse palavreado se repete incessantemente , só para ocultar uma certa desunião - cavalos-de-troia da Rússia e não só - e uma colossal falta de Força Efetiva - não se pode desinvestir, encostados à proteção americana, e recuperar em meses, de décadas de desinvestimento.

Destaques V+