30 out, 2025 - 20:39 • Redação
O Palácio de Buckingham anunciou esta quinta-feira que o príncipe André deixará de ostentar o título real, passando a ser tratado oficialmente por Andrew Mountbatten Windsor.
A decisão marca o ponto final na sua ligação oficial à monarquia britânica, após anos de polémicas relacionadas com a sua associação ao predador sexual condenado, Jeffrey Epstein.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.
Além da perda do título, André , de 65 anos, será também expulso da Royal Lodge, a residência oficial onde vivia, sendo obrigado a mudar-se para uma propriedade privada. O Palácio não especificou qual será o novo local de residência do duque.
Num comunicado divulgado esta tarde, o Palácio aavança: “O príncipe André será doravante conhecido como Andrew Mountbatten Windsor.”
A mesma nota refere que estas medidas são tomadas apesar de o ex-príncipe continuar a negar qualquer envolvimento nos crimes de que foi acusado. “Estas sanções são consideradas necessárias, não obstante o facto de ele continuar a negar as acusações que lhe são imputadas,” lê-se no texto.
“As suas majestades querem deixar claro que os seus pensamentos e mais sinceras simpatias estão, e continuarão a estar, com as vítimas e sobreviventes de todas as formas de abuso,” acrescenta o comunicado.
A decisão surge após anos de pressão pública e institucional para que fossem tomadas medidas mais firmes contra André, cuja associação a Epstein comprometeu a imagem da família real.