Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 13 jun, 2026
A+ / A-

UE vai proibir todas as importações de gás russo a partir de 1 de janeiro de 2027

26 jan, 2026 - 09:52 • Olímpia Mairos

Medida prevê o fim do gás russo por gasoduto e do GNL até 2027, apesar da oposição da Hungria e da Eslováquia.

A+ / A-

A União Europeia decidiu avançar com a proibição total das importações de gás natural liquefeito (GNL) proveniente da Rússia a partir de 1 de janeiro de 2027, prevendo igualmente o fim do fornecimento de gás russo por gasoduto até 30 de setembro desse ano.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

A decisão foi formalizada pelo Conselho da União Europeia, que aprovou o regulamento que estabelece a eliminação progressiva das importações de gás russo para o bloco comunitário. A medida contou, no entanto, com a oposição da Eslováquia e da Hungria.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, já anunciou a intenção de contestar o regulamento junto do Tribunal de Justiça da União Europeia.

Com esta política, a UE transforma em obrigação legal o compromisso de romper com o que foi, durante anos, o seu principal fornecedor de gás, quase quatro anos após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, em 2022.

Portugal integra o grupo de oito Estados-membros que terão de assegurar fontes alternativas de abastecimento, juntamente com a Bélgica, Países Baixos, França, Espanha, Grécia, Eslováquia e Hungria.

Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 13 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Os fanatismos
    27 jan, 2026 dão nisto 11:35
    Se não tivessem dado ouvidos a ecologistas radicais que querem voltar ao sec. 18, e fechado centrais nucleares e térmicas em boas condições, agora não andavam em apuros. Preferiram moinhos de vento e agora... Importam o que dantes exportavam.

Vídeos em destaque