Ala pediátrica do Hospital de S. João começa a receber crianças em novembro
18 out, 2021 - 18:37 • Lusa
"Vamos cumprir com o tempo e com o orçamento", garante o presidente do Conselho de Administração.
A ala pediátrica do Hospital de São João deve começar a receber crianças em novembro, avançou hoje o presidente do Conselho de Administração, Fernando Araújo, destacando que a obra cumpriu "com o tempo e com o orçamento".
"Temos previsto acabar as obras no final do ano, acho que vamos conseguir antes. Em novembro já vamos ter aqui as crianças", adiantou o responsável.
O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João falava aos jornalistas depois de uma visita do presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, àquele espaço.
"Vamos cumprir com o tempo e com o orçamento. Acho isso muito importante como sinal, do ponto de vista público, de cumprir com uma promessa feita há dois anos nesse sentido", disse Fernando Araújo.
O administrador referiu ainda que, "para os doentes, crianças, pais das crianças, e para os profissionais, é uma alegria ver finalmente este projeto concluído".
Para Francisco Assis, aquela empreitada é "uma grande transformação, um investimento de 25 milhões de euros", mas, "mais importante do que o valor, é que significa uma resposta a uma necessidade da região".
O presidente do CES referiu que aquele hospital, "de todos os hospitais centrais, é aquele que tem, de longe, os custos por doente mais baixos, o que significa que tem a melhor produtividade, isto é, o que responde com menos custos às necessidades das populações", elogiando o "nível de gestão muito qualificado".
Porto
Dez anos depois, arranca construção de nova ala pediátrica do hospital S. João
Obra deverá estar concluída dentro de 18 meses.
"É preciso perceber porque é que este hospital tem estes custos e outros têm um muito mais elevado. Se queremos defender o Serviço Nacional de Saúde, temos de passar da fase da retórica proclamatória para a fase da tomada de decisões imperiosas, para que o SNS responda cabalmente às necessidades do país e esteja à altura das expectativas da população", considerou.
O socialista deixou ainda uma palavra de apreço "pelo trabalho extraordinário que foi desenvolvido pelo hospital ao longo de todo este período de pandemia" de covid-19.
"Com todo o respeito por todos os hospitais, o Hospital de São João é o exemplo extraordinário do que foi a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde, numa circunstância particularmente dramática" afirmou.
A nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João está orçada em aproximadamente 25 milhões de euros e terá capacidade para cerca de 100 camas.
Entre outras valências, neste novo equipamento será instalada a primeira unidade de queimados pediátrica do Norte.
Somam-se valências como a cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca e de intervenção, oncologia pediátrica, grande trauma e resposta a doentes neurocríticos.
Esta obra, que arrancou em 1 de outubro de 2019, está a cargo da empresa Casais - Engenharia e Construção, S. A., tendo o projeto sido elaborado pela empresa Aripa Arquitetos.
A ala pediátrica terá cinco pisos e mais dois subterrâneos.
Dada a urgência da construção deste projeto, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autorizou o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada.
- Noticiário das 15h
- 09 jun, 2026








