Ouvir
  • Noticiário das 9h
  • 17 jun, 2025
A+ / A-

Ataque informático

Laboratórios Germano de Sousa sem data para reabrir no sul do país

16 fev, 2022 - 13:18 • Lusa

Reabertura arranca "faseadamente no Norte". No Sul do país, estão a ser tomadas "diligências para também abrir faseadamente, mas ainda não estamos capazes de dar uma data", adiantou fonte do grupo laboratorial.

A+ / A-

Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa, que foram alvo de um ataque informático na semana passada, estão a reabrir gradualmente no Norte, mas continuam fechados em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.

A diretor executiva de Marketing e Vendas, Marta Cunha, indicou que a reabertura está a "arrancar faseadamente no Norte, de forma gradual para ir medindo o pulso ao sistema".

"Começámos com um número reduzido de postos reabertos no Porto e progressivamente, no Norte, contamos restabelecer hoje e quinta-feira. No Sul, estamos a tomar diligências para também abrir faseadamente, mas ainda não estamos capazes de dar uma data", acrescentou a responsável.

O ataque informático, que infetou os sistemas de comunicação com um vírus, prejudicou a comunicação com os parceiros, hospitais e centros de análises.

O grupo Germano de Sousa informou que o ciberataque, ocorrido na madrugada de quinta-feira, foi “deliberado e criminoso com o objetivo de causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes”, mas “não existe qualquer evidência” de que os dados dos seus doentes tenham sido comprometidos.

Ouvir
  • Noticiário das 9h
  • 17 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+