Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 13 jun, 2025
A+ / A-

Marcelo anuncia visita a hospitais e pede "resposta reforçada"

07 dez, 2022 - 19:42 • Ricardo Vieira

Presidente da República preocupado com crise no Serviço Nacional de Saúde. Marcelo Rebelo de Sousa diz que a "situação complicada exige uma capacidade reforçada de resposta".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anuncia que vai realizar visitas aos hospitais e pede "resposta reforçada" para enfrentar o stress nas urgências.

Em declarações aos jornalistas em Abrantes, Marcelo Rebelo de Sousa disse que tem acompanhado atentamente a crise em vários serviços de urgências, nomeadamente na região da Grande Lisboa, e que vai ao terreno.

"Eu tenho acompanhado isso e tenciono nos próximos dias e nas próximas semanas ir ver nos locais a evolução dos acontecimentos, desde que isso não prejudique os serviços de saúde", assinalou.

O Presidente da República sublinha que Portugal, nesta altura do ano, "vive um tempo muito difícil que é a aproximação do inverno e este ano com três surtos ao mesmo tempo: a gripe clássica, um novo tipo de vírus e o vírus da Covid-19, com a pressão que existe sobre as urgências dos hospitais por todo o país, em particular nas unidades hospitalares que têm mais dificuldades de resposta".


Marcelo Rebelo de Sousa compreende que a "situação é complicada", mas "exige uma capacidade reforçada de resposta, que nuns casos é mais fácil e noutros casos é mais difícil e o mais difícil significa tempo de espera ou dificuldade de espaço para responder às dificuldades”.

O chefe de Estado deixa uma palavra de agradecimento a médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da área da saúde, nomeadamente pela "capacidade de resposta em cima de tanto trabalho que têm tido nos últimos anos, que tem mostrado num momento difícil".

Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 13 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alessandra
    07 dez, 2022 Vila Nova de Gaia 20:40
    Boa noite, Espero que o senhor presidente visite as urgências do hospital santos silva, e vá a area laranja, e veja como é estar diante de um cenario de guerra, sem precisar ir a Ucrania ou qualquer outro lugar que esteja em guerra, só que aqui é uma guerra pela vida, onde se vê pessoas a lutar para viver e outras que só pedem para morrer, pois ficar ali naquelas condições, é algo que ninguem merece, quando o Ministro vai a televisão e diz, que todos os casos estão a ser atendidos, ele esta certo, mas esqueceu de dizer é de que forma são atendidos, isso é que é preciso ver e dizer. Meu Deus nunca vi tanta tristeza e sofrimento, só quem passa por ali, sabe verdadeiramente o que e e como esta o serviço nacional de saude.

Destaques V+