Ouvir
  • Noticiário das 22h
  • 11 jul, 2025
A+ / A-

Lacerda Sales admite reunião com filho de Marcelo sobre as gémeas

21 dez, 2023 - 23:47 • Ricardo Vieira

A reunião aconteceu em 7 de novembro de 2019, quando Lacerda Sales era secretário de Estado da Saúde. Lacerda Sales nega "cunha" ou marcação de consulta no Hospital de Santa Maria.

A+ / A-

Lacerda Sales admite que recebeu o Nuno Rebelo de Sousa, numa reunião em que o filho do Presidente da República lhe falou sobre o caso das gémeas luso-brasileiras, que sofrem de atrofia muscular espinal. A revelação é feita em entrevista ao jornal Expresso.

A reunião aconteceu em 7 de novembro de 2019, quando Lacerda Sales era secretário de Estado da Saúde.

“Nuno Rebelo de Sousa falou-me das duas crianças em reunião pedida por ele ao meu gabinete, deixei-o falar, simplesmente”, afirma Lacerda Sales, que até agora tinha referido que "genuinamente" não se recordava do encontro e que ia tentar reconstituir a fita do tempo.

O antigo governante volta a negar que tenha sido ele a telefonar para marcar a consulta para as gémeas no Hospital de Santa Maria, para iniciarem o tratamento no valor de quatro milhões de euros.

Lacerda Sales adianta que não recebeu qualquer documento sobre o caso das gémeas e que não falou com ninguém sobre o assunto.

A auditoria interna do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, concluiu que foi a Secretaria de Estado da Saúde a fazer a referenciação para a primeira consulta da especialidade de Neuropediatria das duas gémeas luso-brasileiras.

Em declarações à Renascença, a 1 2de dezembro, Lacerda Sales, antigo secretário de Estado da Saúde, garantiu que não marcou a consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as gémeas luso-brasileiras, tratadas no Hospital de Santa Maria com um medicamento inovador, no valor de quatro milhões de euros.

"Repito aquilo que já disse. Nenhum secretário de Estado nem ninguém tem o poder para marcar uma consulta no Serviço Nacional de Saúde, nem para poder influenciar ou violar a consciência ou a autonomia de um médico e, por isso, eu não marquei essa consulta no Serviço Nacional de Saúde", declarou Lacerda Sales.

Ouvir
  • Noticiário das 22h
  • 11 jul, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Carlos Fonseca
    22 dez, 2023 Maia 13:23
    Estes tipos não têm mesmo vergonha na cara. Não se lembrava de ter estado com ele? Se fosse eu preferia borrar a cara de m.... se mentisse assim.
  • ze
    22 dez, 2023 aldeia 08:50
    Estes "governantes"não têm mesmo vergonha......Honra....essa nem sabem o que é.Se houvesse justiça, figuras assim, nunca mais poderiam exercer cargos politicos.
  • André Herdade
    22 dez, 2023 Linda-a-Velha 05:34
    É uma vergonha esta falta de honestidade. “Genuinamente” não se lembrava de ter recebido o filho do presidente da república? A um governante exige-se mais seriedade.

Destaques V+