23 jan, 2024 - 08:23 • Olímpia Mairos
O Município de Macedo de Cavaleiros está à espera de receber cerca de 15 mil visitantes durante a XXVI Feira da Caça e do Turismo e a XXVIII Festa dos Caçadores do Norte. A iniciativa, que tem lugar de 25 a 28 de janeiro, contará com 200 expositores no recinto da feira e estima-se a presença de 700 caçadores.
O acontecimento reflete a importância do setor da caça e da fileira turística para o território e para a região envolvente.
Segundo o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, “o turismo é uma das atividades mais relevantes para o desenvolvimento económico do nosso concelho e uma das prioridades da autarquia, pois permite gerar riqueza para Macedo de Cavaleiros”.
“Temos conseguido integrar aquele que é o nosso património natural com aquelas que são as nossas tradições, usos e costumes, juntamente com a nossa raiz mais campestre. E, desde a pandemia, têm crescido exponencialmente os indicadores que espelham a atratividade das terras de Cavaleiros”, assinala o autarca.
Benjamim Rodrigues vê na Feira da Caça e Turismo um dos momentos maiores para “espelhar a essência do município” e, assim, dinamizar a economia local e regional, uma vez que o evento deslocaliza algumas das suas iniciativas integrantes por várias freguesias.
A XXVI Feira da Caça e Turismo macedense, que decorre de mão dada com a XXVIII Festa dos Caçadores do Norte e ocupa o Parque Municipal de Exposições durante quatro dias, é organizada pela Federação de Associações de Caçadores da 1.ª Região Cinegética com o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros.
Montarias ao javali, espetáculos equestres e de falcoaria, corridas de galgos, provas de beleza de cães e de aves de rapina de caça, competição de caça com perdigueiro, leilão de javalis, rota gastronómica do javali, showcookings, caminhadas por rotas pedestres e trilhos da região, raide turístico, trial de todo-o-terreno, animação cultural variada, workshops (sobre sustentabilidade na gestão cinegética e sobre porte de arma), de tudo um pouco é composto o certame.
A Feira acolherá ainda o IV Seminário Internacional de Turismo, que abordará os desafios e oportunidades do turismo cinegético, com diversos especialistas na matéria.
Durante a festa cinegética decorre também o XVII Prémio Ibérico da Prova de Santo Huberto (caça com perdigueiro) e, igualmente, a XV Copa Ibérica de Cetraria (caça com falcões ou açores) – VI Troféu Interpaíses.
No recinto da feira, localizado no Parque Municipal de Exposições, será possível visitar inúmeros stands de promoção turística, de venda de produtos regionais, artesanato e ligados ao setor cinegético e nos restaurantes do concelho, que integram a Rota do Javali, saborear pratos típicos transmontanos.