Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 10 jul, 2025
A+ / A-

Incêndios: Habitações na zona de Branzelo em Gondomar estão a ser evacuadas

18 set, 2024 - 01:22 • Lusa

Uma casa ardeu naquela zona, desconhecendo se é de primeira habitação.

A+ / A-
Incêndios em Portugal já provocaram sete mortos e pelo menos 53 feridos
Incêndios em Portugal já provocaram sete mortos e pelo menos 53 feridos

Veja também:


Algumas habitações na zona de Branzelo, em Melres, concelho de Gondomar, estão a ser evacuadas e a população retirada devido aos incêndios que lavram naquele concelho do distrito do Porto, avançou à Lusa o comando-geral da GNR.

A GNR não conseguiu, no entanto, precisar quantas habitações estão a ser esvaziadas.

Contactada pela Lusa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avançou que uma casa ardeu naquela zona, desconhecendo se é de primeira habitação.

Das quatro frentes ativas do incêndio, três estão em fase de rescaldo e uma mantém-se mais preocupante na zona de Branzelo, acrescentou a ANEPC. .

Governo declara situação de calamidade nos municípios afetados pelos fogos
Governo declara situação de calamidade nos municípios afetados pelos fogos

Ao início da noite, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, afirmou à Lusa que as zonas de Melres e do Covelo eram as mais preocupantes no concelho.

Ao final da tarde, Marco Martins afirmou também que a participação de meios aéreos, prevista para quarta-feira, no combate aos incêndios que lavram no concelho irá depender do comportamento do vento durante a noite.

"A participação de meios aéreos no combate às chamas na quarta-feira vai depender para onde o vento empurrar o fumo durante a noite", explicou o autarca à margem do balanço sobre a evolução dos incêndios em Gondomar.

Marco Martins referiu ainda a previsão de um comportamento positivo do vento para as próximas horas, afirmando ser "fundamental que houvesse não só em Gondomar, como em Baião, Marco de Canaveses e em Santo Tirso para os meios aéreos poderem atuar [na quarta-feira], porque eles já cá estiveram várias vezes, mas não conseguem atuar porque não têm teto nem condições de segurança".

Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 10 jul, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+