Ouvir
  • Noticiário das 23h
  • 07 nov, 2025
A+ / A-

Dia Mundial da Saúde Mental

SNS24. Chamadas para apoio psicológico aumentaram 5%

10 out, 2024 - 06:00 • Anabela Góis

Sempre que o psicólogo identifica perigo para o utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura os meios de socorro adequados.

A+ / A-

Estão a aumentar as chamadas para a linha de atendimento psicológico do SNS 24. Desde janeiro foram feitas perto de 60 mil chamadas, o que representa um aumento de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com dados enviados à Renascença pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) – a entidade que gere a rede – este ano, a Linha de Atendimento Psicológico recebeu um total de 58.450 chamadas. São mais de 200 por dia.

Na maior parte dos casos, são pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia e à gestão e adaptação em situação de crise.

Sempre que o psicólogo identifica perigo para o utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura os meios de socorro adequados. Sempre que o psicólogo identifica perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

Desde 15 de março de 2021 (data a partir da qual os dados estão disponíveis), ocorreram mais de 400 situações.

O psicólogo também pode identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia

A Linha de Apoio Psicológico SNS 24 foi criada em abril de 2020. Até agora atendeu perto de 322 mil chamadas.

Ouvir
  • Noticiário das 23h
  • 07 nov, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+