Ouvir
  • Noticiário das 3h
  • 16 jun, 2026
A+ / A-

Consumo

Portal da Queixa recebeu mais de 220 mil reclamações em 2024

02 jan, 2025 - 15:43 • Redação

Correios, serviços públicos e telecomunicações estão no topo das reclamações.

A+ / A-

É um novo recorde de reclamações no Portal da Queixa: em 2024 houve mais de 220 mil ocorrências, ou seja, um aumento de 10,7%, em relação ao ano anterior. No topo dos setores com mais reclamações, encontram-se Correio, Transporte e Logística; Serviços e Administração Pública; Comunicações, TV e Media.

Olhando para as empresas e instituições, IMT, MEO, CTT, Worten e CTT Expresso são as marcas mais visadas.

O recorde de 224.256 ocorrências (em 2023 foram registadas 202.580 reclamações) teve o seu pico em dezembro, quando se contabilizaram 10,17% de todas as ocorrências. Em oposição, setembro foi o mês com menor volume de reclamações (7.75%).

Entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro, a média diária foi de 614 queixas e o perfil do consumidor que mais reclamou foi masculino (51.9%), com média de 42 anos de idade.

De acordo com os dados analisados, as categorias com o maior aumento percentual de queixas em relação a 2023 foram: Beleza, Estética e Bem-Estar (aumento de 50.5% face ao período homólogo); Automóveis, Motas e Bicicletas (27.1%); Internet, Sites e Negócios (25.3%); Casinos e Casas de Apostas (21.8%) e Imobiliário, Casa e Jardim (20.9%).

Ouvir
  • Noticiário das 3h
  • 16 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio Lopes
    03 jan, 2025 Lisboa 09:34
    Só? Porque será que a Administração do Portal da Queixa se nega a enviar os códigos de confirmação das queixas para os e-mail de quem lhes apresenta a queixa? Sabendo como sabem por meu intermédio que as operadoras de TV manipulam por completo a receção dos e-mails enviados do Portal da queixa para confirmação dos códigos que nos são enviados, o que as diferentes operadoras fazem manipulando todas as mensagens que o Portal da queixa nos envia para confirmação dos códigos de queixa, mas apesar disso, o Portal da queixa, através da sua Administração, nega-se a enviar os diferentes códigos de confirmação das queixas para os nossos e-mails para ultrapassar esta limitação, alguém consegue compreender os porquês de tal negação? Ou será, apenas e só, para que não lhes sejam apresentadas mais e maiores queixas como o seriam se estas manipulações pelas operadoras não existissem? Serão estas as formas de a Administração do Portal da queixa nos provar ser isenta e imparcial como é seu dever? Quando se impede, seja que cidadão for, através de tais manipulações, que este cidadão apresente as queixas que entende, como podemos qualificar um serviço assim negado e a falta de respeito para com os direitos desse cidadão? Até quando este cidadão continuará privado de apresentar as suas queixas, pelo facto de a sua operadora lhe ter barrado todas as mensagens que o Portal da queixa lhe envia, para confirmação dos códigos que lhes são enviados?
  • ze
    03 jan, 2025 aldeia 09:10
    Antigamente.....os CTT funcionavam muito bem,com pessoal dedicado e simpatico, escrevia-se mais,cartas e postais e tudo chegava ao seu destino e depressa,nas telecomunicações....os preços são demasiado altos,falhas constantes de rede e de funionamento devido a avarias de linhas,paga-se uma velocidade que ninguém tem,os serviços deixam muito a desejar e devia ser obrigatório todas as operadoras desponibilizarem uma "boxe" só para os 4 canais gratuitos,assim quem quisesse mais, pagava outro pacote,os serviços publicos,cada vez funcionam pior, em atendimento,falta de pessoal falta de empenho e simpatia,enfim até parece que as novas tecnologias não são o que deveriam ser!.

Vídeos em destaque