Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 19 jun, 2025
A+ / A-

Comboios voltam a circular na Linha do Oeste entre Malveira e Torres Vedras

05 jan, 2025 - 06:41 • Lusa

Foram já concluídos os trabalhos de reposição dos cabos de sinalização das passagens de nível.

A+ / A-

A Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) é reaberta, este domingo, à circulação de comboios no troço entre as estações da Malveira (Mafra) e Torres Vedras, no distrito de Lisboa, informaram a CP e a Infraestruturas de Portugal (IP).

A reabertura da linha à circulação ferroviária acontece depois de concluídos os trabalhos de reposição dos cabos de sinalização das passagens de nível, no âmbito das obras de modernização e eletrificação da linha, esclareceram as duas empresas em comunicado conjunto.

A IP estima também que a reabertura à circulação de comboios entre Malveira e Meleças (concelho de Sintra) "possa ocorrer durante o mês de fevereiro", tendo em conta a "extensão dos danos verificados na estação de Meleças".

Até que seja reposta a circulação de comboios em toda a linha, vão ser disponibilizados transportes rodoviários alternativos.

No âmbito das obras de modernização da Linha do Oeste, em abril de 2024, foi suspensa a circulação ferroviária entre Meleças - Torres Vedras, "para permitir a realização dos trabalhos no túnel da Sapataria", no concelho de Sobral de Monte Agraço.

Estava previsto que a suspensão durasse quatro meses, mas foi prolongada devido a situações imprevistas nos trabalhos do túnel, cujas obras de reabilitação e adaptação à eletrificação dos comboios foram concluídas em novembro.

As restantes intervenções entre Mira-Sintra-Meleças e Torres Vedras "estão praticamente finalizadas", mas, entretanto, ocorreram atos de vandalismo e furto de materiais nos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, estando a IP a repor as condições de circulação e segurança.

O prazo para conclusão das empreitadas já teve vários adiamentos.

Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 19 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+