Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndios. 140 mil hectares arderam em Portugal em 2024

25 mar, 2025 - 13:26 • Lusa

Comissão Europeia divulga relatório que aponta para 147.461 hectares de área ardida na sequência de 735 incêndios no país, no ano passado.

A+ / A-

Em Portugal no ano passado arderam mais de 147.000 hectares, resultante de 735 incêndios, o valor mais elevado dos últimos seis anos, divulgou esta terça-feira a Comissão Europeia.

De acordo com um relatório divulgado esta terça-feira pelo executivo comunitário, em 2024 arderam 147.461 hectares na sequência de 735 incêndios, "mais do que nos últimos seis anos, ainda que bastante abaixo do ano extremo de 2017".

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

"Até setembro, tinha sido um ano relativamente calmo, mas cerca de 90% das ocorrências anuais [de incêndios] foram nesse mês", sustenta o documento, indicando que em setembro de 2024 arderam as maiores áreas: 35.000 hectares em Castro Daire e 20.000 em Albergaria-a-Velha.

Do total de incêndios no ano passado, pouco mais de 7% ocorreram em floresta conífera, 11% em território agrícola, 10% em floresta de folha larga e 28% em "outras áreas naturais". A maior percentagem dos incêndios, 34%, ocorreu em áreas "transacionais", de acordo com o relatório.

A Comissão Europeia indicou também que, no que diz respeito à Ucrânia, país que ainda não faz parte da União Europeia, apesar de ser candidato à adesão, a maioria dos incêndios em 2024 correspondeu à área da linha da frente dos combates entre os exércitos ucraniano e russo, pelo que a quase totalidade dos incêndios tinha origem no conflito que começou há mais de três anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+