Ranking das escolas. Ministro reconhece que falta de professores é um dos fatores para insucesso
04 abr, 2025 - 13:33 • Jaime Dantas
Fernando Alexandre salienta, no entanto, que há várias escolas públicas com "projetos extraordinários" que desempenham "um papel que os colégios privados nunca terão, que é garantir a igualdade de oportunidades em todo o território nacional".
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, reconheceu esta sexta-feira que a falta de professores "afeta as aprendizagens".
As palavras do governante surgem depois de ser questionado pelos jornalistas, à margem do Fórum Nacional de Clubes Ciência Viva nas Escolas, no Porto, acerca dos rankings das escolas divulgados esta quinta-feira.
Fernando Alexandre "não tem dúvidas" acerca do impacto da escassez dos docentes".
"Não é por acaso que definimos como prioridade reduzir o elevado número de alunos sem aulas por períodos prolongados e acabar com esse número até o final da legislatura", lembra o ministro.
As escolas privadas ocupam os primeiros lugares em todos os rankings divulgados.
Apesar disso, o ministro salienta que há várias escolas públicas com "projetos extraordinários" e lembra que estas desempenham "um papel que os colégios privados nunca terão, que é garantir a igualdade de oportunidades em todo o território nacional".
Acrescenta que os rankings são "úteis", mas podem tornar-se um problema "quando não é feita uma comparação tendo em atenção o contexto socioeconómico dos alunos de cada uma das escolas".
- Noticiário das 22h
- 05 jun, 2026








