Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 14 jun, 2025
A+ / A-

Associação ambientalista Zero considera que há falta de investimento nas renováveis

30 abr, 2025 - 09:24 • Ana Fernandes Silva

Francisco Ferreira alerta que Portugal "precisa ter uma rede mais resiliente" para conseguir dar resposta imediata em casos como o apagãod e segunda-feira.

A+ / A-

O presidente da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável - considera que a aposta nas energias renováveis requer investimentos que ainda não foram feitos.

Em declarações à Renascença, Francisco Ferreira defende que "para dar uma resposta mais célere" em casos de crise, como aconteceu na passada segunda-feira, há "um caminho necessário a implementar".
"Temos que ter uma rede mais resiliente que, em caso de haver problemas, possa arrancar não apenas com base em dois pontos, a Tapada do Oteiro e Castelo de Bode, mas tenha, por exemplo, outras fontes renováveis que o podem fazer, neste caso de origem hídrica, no Baixo Salvor ou no Alqueva", adverte.
Francisco Ferreira elogia o facto de Portugal ter um "sistema interligado" com Espanha e reforça o apelo para que ser implementada uma "interligação maior entre a Península Ibérica e França".
Um apagão deixou vários países europeus às escuras, na segunda-feira. Em Portugal, a falha de energia sentiu-se por volta das 11h30, obrigando muitos serviços públicos a recorrerem a geradores de emergência para se manterem a funcionar, como hospitais e forças de segurança.
Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 14 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cantos de sereia
    30 abr, 2025 País 16:45
    Querem mais "moinhos de vento", solares e micro-barragens, tudo sujeito a caprichos da Natureza e que foram totalmente inúteis no dia do apagão? Foi por se ter ido atrás da conversa deste fanáticos da ecologia e da glorificação dessa ignorante da Greta, que se abandonaram backups fiáveis e fecharam centrais que fizeram com que a Europa ficasse dependente de outros e nós só com 2 unidades para o blackstart

Destaques V+