Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 13 jun, 2025
A+ / A-

Saúde

Medicamento usado para calvície pode causar pensamentos suicidas

09 mai, 2025 - 14:33 • Lusa

O alerta foi dado pelo Infarmed, que pediu a quem esteja a tomar estes comprimidos para, se sentir alterações de humor, parar de os tomar e consultar um médico.

A+ / A-

O Infarmed alertou que os medicamentos contendo a substância finasterida, usada para calvície nos homens, podem causar pensamentos suicidas e pediu a quem os usa para parar de tomar se sentir alterações de humor e consultar um médico.

Numa nota disponibilizada esta sexta-feira no website, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informa que Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou medidas para minimizar o risco de pensamentos suicidas dos medicamentos contendo finasterida e dutasterida, usada em casos de hiperplasia benigna da próstata.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

O Infarmed refere que os pensamentos suicidas foram confirmados como efeito indesejável do medicamento contendo finasterida (em comprimidos), mas não foi encontrada uma ligação direta com os medicamentos com dutasterida.

Assim, avisa que os medicamentos com finasterida, em comprimidos, podem causar humor depressivo, depressão ou pensamentos suicidas e pede a quem os esteja a usar para, se sentir alterações de humor, pare de os tomar e contactar o médico assistente para aconselhamento.

Alerta ainda para o facto de nalguns doentes que tomam finasterida (comprimidos de 1 mg), os problemas com a função sexual (tais como menor desejo de ter relações sexuais, dificuldade em ter uma ereção e problemas com a ejaculação) poderem contribuir para alterações de humor, incluindo pensamentos suicidas.

"Se tiver problemas com a função sexual, contacte o seu médico para obter aconselhamento médico adicional", acrescenta.

Os doentes que estejam a utilizar finasterida oral de 1 mg para a alopecia androgenética devem ser aconselhados a interromper o tratamento e a procurar aconselhamento médico se sentirem humor depressivo, depressão ou ideação suicida.

Já quanto aos medicamentos com dutasterida, se o utente tiver humor depressivo, depressão ou pensamentos suicidas deve igualmente procurar um médico.

Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 13 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+